TODO AQUELE QUE CRÊ NUM DOGMA, ABDICA COMPLETAMENTE DE SUAS FACULDADES. MOVIDO POR UMA CONFIANÇA IRRESISTÍVEL E UM INVENCÍVEL MEDO DOENTIO, ACEITA A PÉS JUNTOS AS MAIS ESTÚPIDAS INVENÇÕES.

Quarta-feira, 17 de Fevereiro de 2010

 

 
O rompimento do teólogo alemão Martinho Lutero (1483-1546) com a Igreja Católica mudou os rumos da História. Monge agostiniano graduado em Teologia, deu início à Reforma Protestante.
Já discordante de muitos pontos capitais do catecismo católico, Lutero indignou-se, por estopim, com a venda de indulgências (remissão dos pecados) praticada abertamente pelos padres e bispos. Junto a essa denúncia, ele levantou 95 teses contrária ao catolicismo, o que foi causa de sua excomunhão, conforme a bula “Decet Romanum Pontificem", assinada pelo papa Leão X, em 1521.
O luteranismo é o marco do protestantismo, embora, pequenos focos de cisão já lhe precedessem, chamados de Pré Reforma.
Ver: John Wyclif, Lollardismo, Valdenses e Hussitas.
Até então, a Igreja Católica limitava o conteúdo bíblico ao clero. O idioma oficial era o latim e a participação dos fieis nas cerimônias se balizava num simples “amém”. Com o protestantismo, a Bíblia e os cultos foram traduzidos à língua vernácula. Entre os dogmas e doutrinas negados, estão: purgatório, veneração aos santos, confissão, assunção e virgindade perpétua de Maria, adoção de imagens e a eucaristia.
Com efeito, o protestantismo moderno — cujos adeptos se intitulam “evangélicos” — é marcado por forte fanatismo — considerado maior que mesmo o dos católicos — e banalização capitalista. É paulatina a sua infiltração na política e nos meios de comunicação em massa com aplicação de pregação proselitista.
Nessas circunstâncias, os evangélicos tomam as Escrituras com o mesmo fervor que os essênios abraçavam a Torá e como os xiitas cingem o Alcorão. Na visão deles, a Bíblia é o único livro sagrado, que foi inspirada completa e perfeitamente por Deus, tudo o que precisamos para nosso bem estar — nessa vida e na outra.
publicado por SÉRGIO RIBEIRO às 04:47

mais sobre mim
pesquisar
 
Fevereiro 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11

15
19

25



Últ. comentários
Excelente texto. Parabéns!
É como você mesmo colocou no subtítulo do seu blog...
Ok, Sergio.O seu e-amil é só esse: oigres.ribeiro@...
Ok, desejaria sim.
Ola, Sérgio.Gotaria de lhe fazer um convite:Gostar...
Obrigado e abraços.
www.apologiaespirita.org
Ola, Sérgio.Gostei de sua postagem, mas gostaria s...

blogs SAPO


Universidade de Aveiro