TODO AQUELE QUE CRÊ NUM DOGMA, ABDICA COMPLETAMENTE DE SUAS FACULDADES. MOVIDO POR UMA CONFIANÇA IRRESISTÍVEL E UM INVENCÍVEL MEDO DOENTIO, ACEITA A PÉS JUNTOS AS MAIS ESTÚPIDAS INVENÇÕES.

Sábado, 23 de Janeiro de 2010

 

A Bíblia é o livro mais lido e mais respeitado do mundo, mas é também o mais mal interpretado. Daí as polêmicas cristãs. E a maior delas, que, geralmente, foi a tônica da convocação dos concílios, e que  influiu na formação da Bíblia e na heterogeneidade de suas interpretações, é a que trata de Jesus Cristo. E são três as correntes cristãs principais dessa polêmica: uma ortodoxa, para a qual Jesus Cristo é Deus e homem; outra que diz que Ele é só Deus; e mais aquela dos adocionistas e arianos, que sustenta que Jesus é um homem, a qual cresce, cada vez mais, entre os cristãos da atualidade, que olham com desconfiança os exageros teológicos do passado remoto. E Deus é trino, mas é único, ou seja, o Deus Pai e Mãe de Jesus e de todos nós.

Quando são Jerônimo formou a Bíblia (Vulgata), ele rejeitou os livros apócrifos, por eles terem uma tendência adocionista (Frei Jacir de Freitas Faria, “História de Maria, Mãe e Apóstola de seu Filho, nos Evangelhos Apócrifos”, página 9, Ed. Vozes). A inspiração espiritual para ela foi mais sobre São Jerônimo, pois, como vimos, foi ele o responsável pela escolha dos livros que a formam. Mas ele, num desabafo ao Papa Dâmaso, disse sobre os originais bíblicos: “A verdade não pode existir em coisas que divergem”. Ademais, a Bíblia era copiada a mão. Assim, ela tem muitas alterações acidentais nos seus textos. Mas tem também alterações intencionais dos copistas adocionistas e arianos e dos antiadocionistas e atanasianos. Mais detalhes em nosso livro “A Face Oculta das Religiões”, EBM Editora, Santo André, SP.
Qual seria a Bíblia que foi inspirada, quando se fala em até quatrocentas mil dessas variações? (Bart D. Ehrman, Ph.D em Teologia pela “Princeton University”,  maior biblista do mundo e autor de “O Que Jesus Disse? O Que Jesus não Disse?”, página 100, Prestígio Editorial, Rio - 1º lugar nos EE UU). Para Ehrman (idem, página 165), os textos antiadocionistas são alterações das Escrituras! E, infelizmente, ainda há gente que pensa que até uma vírgula da Bíblia é de Deus!
 
 
 
publicado por SÉRGIO RIBEIRO às 00:23

mais sobre mim
pesquisar
 
Janeiro 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19


31


Últ. comentários
Excelente texto. Parabéns!
É como você mesmo colocou no subtítulo do seu blog...
Ok, Sergio.O seu e-amil é só esse: oigres.ribeiro@...
Ok, desejaria sim.
Ola, Sérgio.Gotaria de lhe fazer um convite:Gostar...
Obrigado e abraços.
www.apologiaespirita.org
Ola, Sérgio.Gostei de sua postagem, mas gostaria s...

blogs SAPO


Universidade de Aveiro